Olá
O meu nome é Sónia Lopes sou Técnica de unhas e Formadora da Academia Sónia Lopes. Tenho 46 anos, sou mãe de um menino e nasci no Malawi.
Sou profissional da área há 12 anos e consegui concretizar o meu sonho de ter uma escola de formação em 2021.
Sou premiada internacionalmente com o segundo lugar em formatos extremos.
Minha história
Desde cedo descobri que a arte me completava e por ela nutria um enorme fascínio! Em 1995 vim para Portugal e frequentei a universidade de arquitectura em Lisboa, acabei no entanto por pedir transferência para conservação e restauro no Politécnico de Tomar. Mas a vida tinha outros planos para mim, conheci a minha outra metade e foi em Faro que construí família.
Um belo dia fui fazer as minhas unhas pela primeira vez e… o mundo das unhas e o meu mundo académico tem tanto em comum!! Como é possível? Pensei eu e decidi por curiosidade tirar a formação. Passados 12 anos cá estou eu e não me vejo a fazer outra coisa.
Tive o meu percurso como todas nós nesta área, houve alturas que pensei em desistir, claro que sim! Mas ainda bem que fui mais teimosa que eu própria e em vez de desistir tirei formações, estudei, dediquei-me, mantive-me sempre atualizada.
Confesso que foi aqui no mundo do nail design que me realizei profissionalmente e descobri que estava dividida entre duas paixões a mesa e o ensino. Sou formadora desde 2017, e já formei centenas de alunas.
Educar é das coisas que mais gosto de fazer, o passar conhecimento, ver o outro crescer e saber que tu fizeste parte daquele percurso é motivo de orgulho alheio e só vos tenho a dizer, a responsabilidade de educar é gigantesca.
É com um enorme orgulho que sigo e vejo evoluir inúmeras meninas que tiraram formação comigo.
Hoje em dia tenho o meu Salão, a minha Academia de formação e uma equipa fabulosa.
E em Dezembro de 2022 aventurei-me no mundo das competições, e consegui conquistar o segundo lugar na categoria de formatos extremos.
O meu objetivo?
Ser mais e melhor naquilo que faço, evoluir a cada manutenção em mesa, evoluir em cada formação que dou
O meu lema?
Com dedicação e persistência o universo é o nosso limite… Desistir não é solução!
Aqui está muito da minha alma de conservadora restauradora. Foi precisamente este curso que me ensinou a amar as minhas raízes. A história portuguesa é das mais ricas e bonitas no mundo inteiro. Como meu primeiro trabalho internacional quiz enfatizar isso mesmo. Ele representa o período mais rico da nossa história. Os descobrimentos… Onde as caravelas portuguesas navegaram por mares desconhecidos e enfrentaram “Adamastores” passando pelas estruturas rendadas do manuelino até à nossa magnífica talha dourada.
Foi com este trabalho que conquistei o segundo lugar na categoria de “One Nail Extreme Creative Form” no Global Vega Beauty Championship. Tenho a dizer-vos que foi dos trabalhos que mais gostei de fazer.